.:: Orós Gospel ::.: Crescimento evangélico chama atenção em meio aos políticos

Ads 468x60px

Sejam bem-vindo ao Orós Gospel. O Melhor Portal gospel para você. Avisamos a Todos que estamos com a Parceira com a Radio Paraiso Web Gospel

23 de abr. de 2013

Crescimento evangélico chama atenção em meio aos políticos


Crescimento evangélico chama atenção em meio aos políticos
Todas as polêmicas que estão girando em torno do pastor e deputado federal Marco Feliciano desde que ele se tornou presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados está chamando atenção para a grande atuação política de parlamentares evangélicos no Brasil.
O jornal O Estado de São Paulo fez um levantamento onde mostrou que a maioria dos parlamentaresevangélicos irá concorrer novamente em 2014, e que os evangélicos tem um número maior parlamentares que os católicos atuando em meio a política.
No Congresso Nacional, já é conhecida a atuação da chamada Bancada Evangélica, que envolve 70 deputados federais e 3 senadores. Em apenas três Estados (São Paulo, Paraná e Pernambuco) possuem bancadas evangélicas oficiais. Nas outras Assembleias estaduais, os deputados evangélicos atuam como grupo de forma pontual.
Segundo o Censo 2010, o Brasil tem cerca de 42,3 milhões de pessoas se declarando evangélica, cerca de 22,2% de sua população. Atualmente, todos os Estados têm evangélicos militantes em suas Assembleias.
Somente no Rio Grande do Norte (região com maior índice de representação política) e na Paraíba existe a mesma proporção de evangélicos e católicos militantes: 4% e 1%, respectivamente. Chama atenção o quadro no Piauí, proporcionalmente o Estado mais católico do Brasil, que não tem nenhum militante católico na Assembleia. Embora sejam apenas 10% de evangélicos na população, 6% de deputados são evangélicos.
O jornal deixa claro que seu levantamento excluí os deputados evangélicos e católicos cuja religião não é destacada na sua busca por votos nem na sua atuação parlamentar. Os políticos que preferem usar a religião como aspecto essencial de seus mandatos, fazem articulações políticas mais amplas, independentemente da posição dos partidos e conseguem resultados que mostram sua força.
Confira abaixo o gráfico do levantamento:
120942938573495

0 comentários:

Postar um comentário